Boletins

BALANÇO PATRIMONIAL - ENVIO DE DOCUMENTOS

    O Envio dos Movimentos é Obrigatório.

Orientações para Encerramento do Balanço Patrimonial

 
Documentos que devem ser enviados para contabilidade no final de cada mês, trimestre ou semestre.
 
Para as empresas que não enviaram seus documentos financeiros de 2007, ainda podem enviar até o final do mês de fevereiro/2008, para que possamos fechar o Balanço Patrimonial e Demonstrações de Resultados Anual de 2007.

      • Notas fiscais de serviços prestados e/ou vendas ( mensal )
      • Contribuições trabalhistas;
      • Guias de impostos e contribuições pagas, IPTU, TFLF;
      • Comprovante de pagto do INSS;
      • Comprovante de pagto do FGTS;
      • Comprovante de recibos de salários, devidamente datados e assinados;
      • Comprovante de pagamento de PIS;
      • Comprovante de pagamento da COFINS;
      • Comprovante de pagamento de IRPJ e CSLL;
      • Comprovante de pagamento de IRRF;
      • Comprovante de pagamento de retenção PIS/COFINS/CSLL;
      • Honorários contábeis;
      • Recibos de aluguel;
      • Extratos bancários: Conta corrente, aplicação e cartões de crédito (se houver)
      • Notas fiscais de compra de mercadorias;
      • Duplicatas de fornecedores depois de quitadas/pagas;
      • Despesas de assistência médica;
      • Demais documentos de todas as despesas realizadas durante o mês:
      água, luz, telefone, correios, fretes, condomínios, vales transportes, etc.
 
Obs. Todas os comprovantes devem estar em nome da empresa (PJ), despesas em nome dos sócios não devem ser encaminhadas à Quality. Caso a empresa não tenha algum item acima, como FGTS, INSS, favor desconsiderar.

Para as empresas que tem estoque de mercadorias - Inventário de mercadorias

No dia 31 de dezembro de cada ano, deve ser realizada a contagem física de todas as mercadorias em estoque (empresas comerciais), matéria-prima, produtos em elaboração e produtos acabados (empresas industriais), lotes, casas e apartamentos (empresas imobiliárias e construtoras).

É preciso encaminhar esta documentação à Quality , até o dia 29 de fevereiro de cada ano, devidamente digitada (preferencialmente em World ou Excel - Windows), para que seja encadernada e registrada no órgão competente.

Informamos que a documentação deve ser elaborada de acordo com os critérios da legislação em vigor.

No caso das empresas tributadas pelo Lucro Real, a entrega dos relatórios / inventários deverão ser realizados mensalmente ou trimestralmente, conforme a forma de apuração do Imposto de Renda e fechamento dos balanços patrimoniais.

A Quality, está à disposição dos clientes para quaisquer esclarecimentos sobre o inventário de mercadorias - Não deixe de realizá-lo, pois é obrigatório por Lei.
 
A importância dos balancetes contábeis
O balancete é um relatório que tem como finalidade a verificação da movimentação de todas as contas contábeis, quer financeiras ou patrimoniais, utilização correta das retenções, controle de recolhimento dos tributos, num dado período de tempo, servindo como importante instrumento de apoio na tomada de decisões.

É respeitando a importância deste demonstrativo (balancete) que a Quality, estará cobrando de seus clientes os documentos para escrituração contábil regular, já em 2008.
 
Obrigatoriedade da contabilidade regular
Lembrar que todas as empresas, sem exceção, estão obrigadas a manter escrituração contábil regular - Artigo 1179 do Código Civil Brasileiro e outros, além de tornar-se ferramenta indispensável para utilização da ISENÇÃO FISCAL nas Distribuições de Lucros aos sócios.
 
Em caso de dúvidas, procure a Quality Assessoria Contábil – Departamento Contábil no  e-mail contabil@qualitycontabil.com.br para esclarecimentos, não deixe de cumprir as obrigações fiscais !
 
 
Adriana Ponte
Gerente Contábil