Recebeu Auxilio Emergencial ? Atenção como Declarar no IRPF 2021.
Como obter o informe de rendimentos do auxílio emergencial?
Para declarar o auxílio emergencial no Imposto de Renda 2021, é necessário ter em mãos o informe de rendimentos do benefício. Veja como fazer o seu download.
Quem recebeu o auxílio emergencial em 2020 pode ter que declarar esses valores no Imposto de Renda. A regra é: pessoas que receberam o benefício e tiveram mais de R$ 22.559,70 em rendimentos tributáveis ao longo do ano precisam declarar todos os valores do benefício recebido.
Se este é o seu caso, você vai precisar obter o informe de rendimentos do auxílio emergencial — mas como?
Informe de rendimentos do auxílio emergencial: como baixar?
Segundo a Receita Federal, todo o processo para obter a documentação é online. Veja o passo a passo a seguir:
- O primeiro passo é acessar o site do Dataprev, onde é feita a consulta ao auxílio emergencial;
- Depois, preencher os dados de acesso: CPF, data de nascimento, nome completo e nome da mãe;
- Marque a opção “Não sou um robô” para autenticar a sua entrada no site;
- Na página seguinte, que mostrará as informações do auxílio recebido, é só clicar no link disponibilizado na seção “Informe de Rendimentos” para fazer o download do documento em pdf.
E pronto — ele estará no seu computador com todos os dados que devem ser declarados no imposto de renda.
Quem precisa declarar o auxílio emergencial no IR 2021?
Segundo a Receita, pessoas que, em 2020, receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76 e, além desse valor, o auxílio emergencial, precisam declará-lo no IR e devolvê-lo. Isso vale para o auxílio recebido pelo próprio contribuinte quanto pelos seus dependentes, se houver algum.
Mas é importante ressaltar que, ainda que o auxílio emergencial seja um rendimento tributável, ele não deve ser incluído nos R$ 22.847,76. Ou seja: quem recebeu esse valor além do benefício deve declará-lo no IR e devolvê-lo.
Devolver o auxílio emergencial no IR 2021 — como vai funcionar?
O próprio sistema gerador da declaração do IR 2021 vai calcular automaticamente, a partir dos valores declarados, se é ou não necessário devolver o auxílio emergencial. Se for necessário, o sistema vai gerar um DARF, documento de arrecadação da Receita Federal emitido quando é necessário, por exemplo, que o contribuinte pague mais impostos.
Isso vale tanto para o titular da declaração que recebeu o auxílio quanto para seus dependentes, se houver — neste caso, será gerado um Darf para o titular e um Darf para cada dependente. A devolução do auxílio terá que ser feita à vista, sem parcelamento.
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