Boletins

RECUPERAÇÃO DE PERDAS COM POUPANÇA

AÇÃO EM JUÍZO PARA RECUPERAÇÃO DE PERDAS COM CADERNETA DE POUPANÇA

A Leite de Barros Zanin Advocacia criou o Projeto Poupança, que surgiu devido ao advento de planos econômicos impostos à Nação entre junho de 1987 a março de 1991, o qual foram estimados que pelo menos 2 milhões de poupadores das 110 milhões de cadernetas de poupança existentes no Brasil perderam parte importante de seus rendimentos por ato ilícito e espoliador dos bancos, fato, este, já reconhecido e pacificado em nossa justiça.

Para uma melhor explicação, segue abaixo os planos econômicos acima mencionados, com o incide aplicado à época, o real índice de aplicação e a perda em porcentagem sobre os rendimentos de cada plano. Destaque-se que a aplicação dos índices abaixo relacionados será analisada caso a caso.

PLANO ECONÔMICO DATA ÍNDICE APLICADO ÍNDICE REAL PERDA
Bresser Junho de 1987 18,61% 26,69% 8,08%
Verão Janeiro de 1989 22,35% 42,72% 20,4109%
Collor I Março de 1990 2% e 4% 85,24% 82%
Collor II Fevereiro de 1991 7% 21,87% 14,97%

O Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal já pacificaram a matéria em favor da recuperação do patrimônio perdido com o Plano Bresser, Plano Verão e correção monetária referentes ao Plano Collor I e II (1990/1991) em decorrência dos planos anteriores, bem como pagamento de juros de mora desde data em que os bancos deixaram de creditar os rendimentos da caderneta de poupança.

Como o prazo para resgatar esses rendimentos está para prescrever (encerrar), quem teve poupança à época e tiver interesse deverá ingressar com demanda judicial o mais breve possível.

As empresas e pessoas interessadas no levantamento porventura da existência de Contas e Aplicações de Poupança nestes períodos devem entrar em contato conosco, para liberação de formulário destinado a consulta junto ao Banco o qual mantinha possiveis valores.

LEMBRE-SE: O prazo esta encerrando, caso tenha interesse agilize sua consulta.

 

Quality Assessoria Contábil